Segunda, 16 de Junho de 2025
20°C 32°C
Umirim, CE

Samir Xaud é eleito oficialmente novo presidente da CBF

Seu mandato será de 2025 a 2029.

26/05/2025 às 06h42
Por: Redação Umirim Notícias Fonte: O Estado
Compartilhe:
Samir Xaud é eleito oficialmente novo presidente da CBF

Samir de Araújo Xaud, de 41 anos, foi eleito por unanimidade presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), neste domingo (25), na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Seu mandato será de 2025 a 2029.

O roraimense foi o único candidato, conquistando o apoio de 25 federações e 10 clubes, o que efetivamente excluiu quaisquer outros concorrentes, incluindo Reinaldo Carneiro, presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), que havia considerado uma candidatura.

Segundo o estatuto da CBF, para formalizar uma chapa, um candidato precisa ter, no mínimo, o apoio de oito federações. Apenas São Paulo e Mato Grosso não se juntaram ao bloco de Samir.

O sistema eleitoral da CBF prevê, ainda, um peso maior às federações na contagem dos votos. No pleito, times da Série A têm peso 2, equipes da Série B têm peso 1 e as federações têm peso 3. Neste ano, pela primeira vez, a votação foi feita em urna eletrônica, informou a entidade.

As exigências para formação da chapa, assim como o peso dos clubes, são motivos de críticas por parte das equipes. Um grupo de 21 clubes decidiu nem participar da votação por discordar desse sistema.

Entre os times da Série A, fazem parte do bloco: Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Mirassol, Santos, São Paulo e Juventude. Da Série B assinaram: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, Cuiabá, Goiás, Novorizontino, Sport e Operário-PR.

Em nota conjunta, os clubes afirmaram que não concordam com o processo vigente: “Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor”.

Apoio Palmeirense
Antes da votação, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, uma das apoiadoras de Xaud, disse que as propostas do dirigente para a CBF são aquelas que o clube paulista defende “há muito tempo”. Ela citou questões como “fair play” financeiro, melhorias no calendário do futebol e avanços na arbitragem.

Leila associou o nome de Xaud a uma tentativa de renovação na CBF. “Do contrário, continuaria a mesma coisa.” A presidente do Palmeiras ainda avaliou que é “preconceito” falar que Xaud é o candidato de uma federação “não muito expressiva”.

Quem é Samir Xaud?
Xaud é médico infectologista e foi eleito recentemente para o comando do futebol de Roraima, para o lugar do próprio pai, Zeca Xaud, presidente da FRF (Federação Roraimense de Futebol) desde a década de 1980. O mandato de Samir começaria em 2027.

Em entrevista, Xaud afirmou que sua chegada representaria uma ‘’ruptura’’ política na CBF –ainda que ele tenha sido alçado ao cargo pelas mesmas federações que davam amplo apoio a Ednaldo Rodrigues, 71, afastado da cadeira de presidente no último dia 15 de maio de 2025.

“Na verdade, é uma ruptura de pensamentos, de ideias. O que a gente quer é fazer uma gestão diferente, uma gestão moderna. E, como tinha essa instabilidade jurídica, em relação ao judicial que estava acontecendo com o ex-presidente Ednaldo, nós precisávamos ter uma opção”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.