Depois de alguns dias de expectativa, o açude Caxitoré localizado no distrito que leva o mesmo nome alcançou sua capacidade máxima iniciando a sangria na tarde desta quarta-feira, 19 de março.
Mesmo com uma lâmina de sangria muito baixa, o momento foi celebrado com muito entusiasmo. Nas redes socias os prefeito Judson Rodrigues comemorou a sangria do açude: "Notícia maravilhosa para nosso povo de Umirim! Hoje 19 de Março de 2025 nosso querido Açude Caxitoré atingiu sua capacidade máxima e começou a sua sangria pelo segundo ano consecutivo! Uma bênção de Deus para nossa terra! Que essa abundância traga ainda mais prosperidade para todos!".
O açude com capacidade de 202 milhões de metros cúbicos de água, iniciou o ano de 2025 com 81,78% e devido as chuvas intensas dos últimos meses veio a sangrar pelo segundo ano seguido. De acordo com informações do DNOCS, essa é a primeira vez que é registrado a sangria do açude Caxitoré em dois anos seguidos. já que no ano passado o reservatório também superou a sua capacidade máxima.
Os outros dois açudes que ficam no município, o açude Frios e o açude Roldão Paraíba no distrito de São Joaquim já estavam sangrando desde o mês passado.
Mín. 22° Máx. 24°