A avenida Senador Carlos Jereissati, no município de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi interditada, nessa sexta-feira (28), por risco iminente de desabamento. A informação foi divulgada pela prefeita da cidade, Larissa Camurça, via redes sociais.
De acordo com a gestora, o principal problema ocorre em trecho cortado por um canal, “que era pra ser sustentado por alvenaria de pedra, mas não foi feito da forma correta”. “Foi feito com a própria terra e a água está levando, cedendo o piso”, destacou Larissa.
A prefeitura garantiu que “as providências estão sendo tomadas com urgência”, confirmou que a via permanece interditada, mas não informou um prazo para a liberação.
O pedreiro Francisco Jonas, 41, moradora da região, relata que o problema é crônico, e que uma criança chegou a cair no buraco que se formou na via. "A água tava passando aqui por cima (da avenida, próximo ao canal). Quem interditou aqui foram os moradores mesmo", diz.
O morador lembra que três postes caíram, em pontos da avenida, gerando queda de energia durante a madrugada de quinta-feira (27). Na manhã deste sábado (1º), equipes da Enel trabalhavam no local.
A avenida, também conhecida pela população do município como “avenida XXI”, foi construída em piso intertravado após a requalificação. É uma das principais pacatubanas e dá acesso à CE-060 e ao Grande Jereissati.
A obra de pavimentação, nova drenagem e iluminação foi entregue pela Prefeitura de Pacatuba em junho de 2024, cerca de um mês após o fim da quadra chuvosa, que segue no Ceará até maio.
Mín. 22° Máx. 30°