Quarta, 16 de Julho de 2025
21°C 33°C
Umirim, CE

Novo tipo de coronavírus é detectado pela primeira vez em morcego do Ceará

A descoberta dessa linhagem viral é inédita na América do Sul, segundo pesquisadores, e não tem relação direta com o vírus que causou a pandemia de Covid-19

27/02/2025 às 09h01 Atualizada em 28/02/2025 às 12h33
Por: Redação Umirim Notícias Fonte: Ceará Agora
Compartilhe:
Foto: Redes Sociais
Foto: Redes Sociais

De acordo com um estudo publicado em janeiro no periódico Journal of Medical Virology, que traz artigos científicos sobre vírus que podem afetar humanos, um novo tipo de coronavírus foi encontrado em um morcego capturado no Ceará.

Os morcegos que testaram positivo para o novo vírus do corona, foram capturados nos municípios de Pindoretama, Iracema e Sobral, pertencendo às espécies Molossus molossus (insetívoro) e Artibeus lituratus (frugívoro, se alimenta de frutos). Eles não se alimentam de sangue.

O novo vírus é diferente do que afetou o mundo durante a pandemia. O trabalho identificou sete coronavírus distintos em morcegos, incluindo um “intimamente relacionado” ao causador da MERS – doença respiratória viral que matou mais de 900 pessoas em diversos países, desde 2012 –, com 82,8% de cobertura genômica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.