Ruas e avenidas ficaram alagadas durante a chuva forte ocorrida em Fortaleza na manhã desta quinta-feira (20). Pelo segundo dia seguido, os moradores enfrentaram problemas ocasionados pelas fortes precipitações na cidade.
Há relatos de alagamentos na Avenida Washington Soares, Avenida dos Expedicionários, Avenida José Bastos, ruas do Bairro Centro e outras áreas do município.
A precipitação se intensificou no período da manhã, formando uma lagoa no cruzamento da Avenida Expedicionários com a Rua Almirante Rufino, no Bairro Montese. O mesmo cenário se repetiu em outros locais, dificultando a locomoção de pedestres e veículos.
Previsão
Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu 63,4 milímetros na capital cearense entre 22h de ontem até às 10h de hoje.
De acordo com a Funceme, a previsão para esta quinta-feira é de chuva isolada no centro-norte do Ceará nos períodos da madrugada, manhã e tarde.
Já no período da noite, deve chover de forma isolada no Cariri e no Litoral de Fortaleza.
As precipitações são causadas pela interferência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), uma faixa semi-permanente de nebulosidade, próxima à linha do Equador, formada pela convergência dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul.
Essa interação provoca o levantamento de ar quente e úmido na região equatorial, favorecendo a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, que está diretamente associada com a ocorrência de chuva forte.
Mín. 22° Máx. 30°