Sábado, 22 de Junho de 2024
°C °C

300 aparelhos recuperados pelo 'Meu Celular' são devolvidos aos donos

Até o momento, mais de 500 celulares já foram recuperados pelo Programa Meu Celular.

23/05/2024 às 14h22
Por: Redação Umirim Notícias Fonte: G1/CE
Compartilhe:
300 aparelhos recuperados pelo 'Meu Celular' são devolvidos aos donos

Cerca de 300 aparelhos celulares foram entregues para os seus proprietários nesta quarta-feira (22), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. Até o momento, mais de 500 celulares já foram recuperados pelo Programa Meu Celular.

“Eu tinha muita esperança que isso acontecesse. Foi uma surpresa muito agradável ter recebido a notificação [do Meu Celular]”. Foi o que disse o psicólogo Clauberson Rios, de 46 anos, ao receber de volta o celular furtado em novembro de 2023.

Clauberson relatou que logo após o furto, que aconteceu na saída de um jantar em família, na Praia de Iracema, ele fez questão de registrar o boletim de ocorrência. Quando soube do Meu Celular, que foi lançado em abril deste ano, a esperança do psicólogo aumentou.

“Tinha só 20 dias que eu tinha comprado o celular, fiquei muito decepcionado e frustrado, porque você trabalha para ter um bem. Até fiz um seguro, mas não cobriu o tipo de furto que sofri. Tem que fazer o que é certo e acreditar realmente na efetividade da ação da Polícia Civil”, pontuou Clauberson.

Caso receba a notificação para a devolução de um celular ou tablet, o procedimento deve ser feito somente no endereço: Rua do Rosário, 199, Centro, Fortaleza.

Meu Celular

O Meu Celular é um programa que engloba uma plataforma e operações da Polícia Civil do Ceará. A plataforma Meu Celular já soma 12.317 usuários cadastrados, com um total de 5.690 dispositivos registrados na base de dados, sendo que 5.097 estão sem alerta de perda, furto ou roubo e outros 579 possuem alerta.

Vale destacar que nem todos esses aparelhos foram cadastrados na ferramenta Meu Celular, mas com o cruzamento de dados dos Boletins de Ocorrência e das operadoras de telefonia, a Polícia Civil tem buscado identificar os proprietários.

Cadastro

Para fazer o cadastro na plataforma Meu Celular, o usuário deve criar um perfil no endereço: meucelular.sspds.ce.gov.br, informando seus dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado.

Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição. O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja.

O usuário deve formalizar um boletim de ocorrência com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para vermelho e assim permaneça até que, seja recuperado.

Em qualquer abordagem realizada pela Polícia Militar, caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas.

O celular será apreendido e a situação será conduzida à Polícia Civil para os trâmites necessários (prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência, a depender da situação).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.