Os eleitores do Paraná elegeram, neste domingo (2), Sergio Moro (União Brasil) como senador pelos próximos oito anos. Ele integrará a bancada do Estado na Casa legislativa, ao lado dos parlamentares Flávio Arns (Podemos) e Oriovisto Guimarães (Podemos).
As urnas fecharam às 17 horas (horário de Brasília) e a contagem indicou que o candidato levou 33,50% dos votos válidos. O segundo mais votado foi Paulo Martins (PL), com 29,12%, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
QUEM É SERGIO MORO?
Sergio Moro, de 50 anos, é ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça. Nascido em Maringá, Paraná, é formado em direito pela Universidade Estadual de Maringá, também concluiu o mestrado e o doutorado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Na 13ª Vara Federal em Curitiba atuou como juiz de primeira instância e ganhou notoriedade pelo Brasil. Esteve à frente da Operação Lava Jato e, atuou, como ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro.
Moro foi responsável por determinar a prisão de Lula em 5 de abril de 2018, após a condenação em 2ª instância do petista.
No Paraná, concorreram ao Senado Federal os seguintes nomes:
Aline Sleutjes (Pros)
Alvaro Dias (Podemos)
Desiree (PDT)
Dr. Saboia (PMN)
Learson Matias (Psol)
Orlando Pessuti (MDB)
Paulo Martins (PL)
Roberto França (PCO)
Rosane Ferreira (PV)
Sergio Moro (União Brasil)
Mín. 24° Máx. 35°