Um acidente com um ônibus escolar que levava jogadores de um time de futebol amador deixou três mortos e mais de 10 feridos após o veículo cair em uma ribanceira na CE-060, em Caririaçu, no interior do Ceará, no início da tarde deste sábado (23).
Conforme o coronel Agnaldo Viana, do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, que participou do salvamento das vítimas, o ônibus vinha da cidade de Aurora em direção ao município de Santana do Cariri, onde os atletas participariam de uma partida, quando o motorista perdeu o controle do veículo e desceu a ribanceira de cerca de 60 metros.
"O acidente foi por volta das 14h30, que nós fomos acionados. Tanto o salvamento, como o socorro estiveram no local, com cerca de 12 homens do Corpo de Bombeiros, com o apoio da Ciops e do Samu. [...] Cerca de 18 pessoas estavam no veículo. Três homens morreram no local e outros três foram socorridos em estado grave", disse Agnaldo Viana.
Duas vítimas foram identificadas como Juscelio Justino de Oliveira, de 38 anos, e Cícero Cristino Batista Lins, de 22 anos. A identificação da terceira vítima não foi informada.
Ainda conforme o coronel dos bombeiros, as outras vítimas tiveram escoriações leves. Há suspeita que a direção do veículo tenha quebrado, fazendo o motorista perder o controle.
"Segundo populares, a direção sacou e ele ficou sem o controle do automóvel", disse o coronel dos bombeiros.
Vítimas socorridas
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quatro ambulâncias foram enviadas ao local, sendo três de Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). O aeromédico da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também foi acionado para o atendimento às vítimas.
Dos 13 feridos, oito foram socorridos pelo Samu 192 Ceará, um pela aeronave da Ciopaer e quatro por ambulâncias municipais. Ainda conforme o Samu Ceará, todas as vítimas estavam conscientes, mas com "lesões de potencial gravidade".
Dos socorridos, 12 foram levadas para o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte. Além disso, a aeronave do Ciopaer transportou um dos feridos para o Hospital Santo Antônio, em Barbalha.
"Todos estão recebendo os atendimentos e assistência necessário segundo a gravidade do quadro clínico", informou o Samu.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Delegacia Municipal de Caririaçu é a unidade da Polícia Civil que seguirá a cargo das investigações com o objetivo de elucidar as circunstâncias do ocorrido.
Sobrevivente
Um dos sobreviventes do acidente com um time de futebol amador que deixou três mortos no Ceará relatou detalhes do momento em que o veículo caiu em uma ribanceira na Serra de Caririaçu neste sábado (23). Jaderson Ruan Barbosa, 20 anos, estava sentado ao lado de uma das vítimas, o amigo Cícero Cristino Batista Lins, de 22 anos. "A gente estava sentado um ao lado do outro e quando o ônibus começou a virar, ele me abraçou", disse.
Os dois se consideravam irmãos tamanha era a convivência proporcionada durante os mais de 11 anos de amizade. "Nós sempre jogávamos juntos. Entramos juntos na seleção do município de Aurora. Ele era zagueiro e eu lateral. Ele foi criado aqui dentro de casa", afirmou.
Ainda segundo Jaderson Ruan, o amigo tinha planos de passar em um concurso público ou abrir o próprio negócio. Para além do sentimento de tristeza pela perda, Jaderson diz que fica a gratidão por tudo que viveu todos esses anos com o seu amigo.
"Cara, eu amo tudo dele. Ela era um irmão, um companheiro", desabafou.
Do acidente, Jaderson revelou que machucou a boca e sofreu uma pancada na cabeça, mas diz que os exames não constataram gravidade e ele se recupera em casa.
Além de Cristino, faleceram José Valdemir Dias Brasileiro, 43 anos, e Juscélio Justino de Oliveira, 38 anos.
Pedido antes de sair
Outra vítima do acidente com o ônibus, José Waldemir Dias Brasileiro, pediu a uma prima, no momento em que saía de casa, para que ela cuidasse da mãe dele.
"Ele estava em casa na cozinha mais eu fazendo o almoço, quando um rapaz ligou para ele chamando ele [para o jogo]... fui deixar ele no portão, ele olhou para mim e pediu que eu tomasse conta da mãe dele antes de ir pro jogo, abraçou a mãe dele e saiu. Voltou assim, dentro de um caixão. Foi muito triste [sic]", relatou, chorando, a autônoma Josefa Maria.
Mín. 24° Máx. 35°