A Chapecoense é o primeiro clube rebaixado do Campeonato Brasileiro. Com a vitória do Santos sobre o Bragantino nesta quarta-feira, o Verdão do Oeste não tem mais chances de deixar o Z4 e disputará a Série B em 2022. A equipe catarinense jogou na segunda-feira e empatou em 2 a 2 com o Flamengo na Arena Condá e precisava torcer a cada rodada contra adversários diretos, mas a queda foi consumada nesta quarta-feira.
A equipe se manifestou em suas redes sociais após a confirmação do rebaixamento, afirmando que amor não tem divisão.
O time catarinense pode chegar no máximo a 36 pontos, mesma pontuação do Bahia, primeira equipe fora da zona da degola. No entanto, caso vença as sete partidas restantes, a Chape ficará com oito vitórias na competição, enquanto o Tricolor baiano já possui nove. Como o número de triunfos é o primeiro critério de desempate, o Verdão não conseguirá ultrapassar o clube nordestino.
CAMPANHA PARA ESQUECER
A Chapecoense tem uma das piores campanhas da história dos pontos corridos com apenas 15 pontos. Promovida à primeira divisão como campeã da Série B 2020, a equipe conquistou apenas uma vitória na elite do futebol nacional, além de 12 empates e 18 derrotas em 31 jogos até o momento. O time ocupa a lanterna com 15 pontos, 14 de distância para o 19º colocado.
Este é o segundo rebaixamento do Verdão do Oeste no campeonato. O primeiro aconteceu em 2019, quando terminou o Brasileiro na penúltima posição, com 32 pontos.
Mín. 24° Máx. 31°