Domingo, 07 de Março de 2021
Ceará CHUVAS

Após grandes chuvas no Ceará, precipitações devem diminuir a partir desta quinta, 18

Diminuição será em virtude do afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do norte do Ceará em direção ao Maranhão

17/02/2021 21h35 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Umirim Notícias Fonte: O Povo
Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

Após dois dias de maiores registros de chuvas no ano no Ceará, as precipitações devem diminuir a partir desta quinta-feira, 18, segundo previsão do tempo da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A diminuição das precipitações será em virtude do afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do norte do Ceará em direção ao Maranhão.

Apenas a região noroeste do Estado, que abrange os municípios de Alcântaras, Meruoca, Acaraú, Sobral entre outros, permanecerá com cenário favorável às precipitações, que ocorrerão de forma isolada no Estado. A tendência entre a madrugada e a manhã desta quinta-feira é de precipitações pontuais ao longo do litoral. No resto do Estado, são esperadas chuvas ao longo do dia.

Para a sexta-feira, 19, a previsão é de céu com nuvens e chuvas mais reduzidas. A possibilidade de chuva é apontada apenas no litoral e em Ibiapaba. Para o período de fevereiro a abril, o mais importante da quadra chuvosa no Ceará, o prognóstico da Funceme é de maior probabilidade de chuvas abaixo da média histórica.

O Ceará registrou chuvas em 147 municípios entre as 7 horas da terça-feira, 16, e as 7 horas de hoje, 17, segundo balanço parcial da Funceme. Segundo dia com melhores chuvas neste ano.

Confira os dez maiores acumulados em 24 horas:

1. Deputado Irapuan Pinheiro (Sertão Central e Inhamuns): 103 mm

2. Massapê (posto Tangente, região Litoral Norte): 98.2 mm

3. Tururu (posto Tururu, região Litoral do Pecém): 92 mm

4. Canindé (Sertão Central e Inhamuns): 86.2 mm

5. Crateús (posto Irapuá, região Sertão Central e Inhamuns): 82.4 mm

6. Morada Nova (posto Lagoa da Serra, região Jaguaribana): 82 mm

7. Trairi (posto Trairi, região Litoral de Pecém): 81 mm

8. Ibiapina (posto Santo Antônio da Pindoba, região Ibiapaba): 80.1 mm

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.