Segunda, 25 de Janeiro de 2021
Regionais PARACURU

Paracuru terá mutirão de limpeza para coletar 500 kg de lixo

Segundo a gestão municipal, o Réveillon na cidade contribuiu para que se formassem monturos de lixo na orla.

11/01/2021 23h17 Atualizada há 3 dias
Por: Redação Umirim Notícias Fonte: O Povo
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 12, o trecho entre as praias do Farol e do Poço, em Paracuru, um dos destinos mais procurados do litoral cearense, receberá mutirão de limpeza. Promovido para diminuir o montante de lixo proveniente das festas de fim de ano, principalmente do Réveillon, a ação é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal e associações e Organizações Não Governamentais (ONGs). A expectativa é coletar cerca de 500 quilos de resíduos na orla.

"É um momento de extrema importância por ser a primeira limpeza de 2021. Tivemos um Réveillon de quatro dias que mesmo com o Decreto Estadual as pessoas saíram e se utilizaram da praia, deixando um montante muito grande de resíduos. Como o nosso maior cartão postal de Paracuru são as praias a gente mobilizou as ONGs e o pessoal que pratica esporte para estarmos nessa ação", explica o secretário de Turismo de Paracuru, Ângelo Tuzze.

Os participantes do mutirão receberão luvas, sacos de lixo e camisas para o momento. A Secretaria de Infraestrutura disponibilizará equipe de limpeza para atuar na coleta de resíduos e conscientizar donos de barracas de praia sobre a importância de manter a olra limpa. Educadores ambientais da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paracuru também estarão presentes no momento.

O secretário Ângelo Tuzze estará na praia conversando com os comerciantes no Galpão dos Pescadores, na praia da Munguba, dando orientações sobre o cuidado com o local e também para a organização da orla. "É muito importante despertar a consciência nas pessoas que utilizam esse espaço público. A praia é de todo mundo e ela merece estar limpa, a gente tem que cuidar muito bem do que é nosso", pontua Tuzze.

De acordo com a Ádyla Lucas, educadora ambiental da Prefeitura, "a ideia é conscientizar os permissionários, a população de Paracuru e o turista que chega aqui para desfrutar de nossas belas praias, sobre a importância de manter esse paraíso limpo. Ganha o banhista e, principalmente, o planeta". Serão discutidos também o destino do lixo acumulado, que conforme a gestão municipal tem o coco como um dos principais geradores de lixo. A prefeitura afirma que irá adquirir uma máquina pra triturar o coco recolhido e transformá-lo em adubo.

Iluminação da orla de Paracuru

Para além das ações de limpeza, a Prefeitura de Paracuru trabalhará para renovar a iluminação da orla, que é alvo de preocupações pela precariedade. "A iluminação da orla está deteriorada. Nossa intenção é trocar 14 lâmpadas que estão queimadas e instalar 13 novos refletores pra que a gente consiga iluminar a faixa de areia. Com a nova iluminação a gente quer incentivar a ocupação da orla no período noturno, através da prática de atividades esportivas, como a altinha, o futevôlei, entre outras atividades", pontua Ângelo Tuzze.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paracuru - CE

Paracuru - Ceará

Sobre o município
Paracuru é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua economia está fincada principalmente na pesca no mar e no turismo, suas praias são belíssimas e muito movimentadas.
Umirim - CE
Atualizado às 08h07 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 36°

29° Sensação
22.5 km/h Vento
59.8% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.