Teste 1
CONTINUA PRESO

Justiça nega liberdade a ex-prefeito de Uruburetama Hilson Paiva acusado de estuprar pacientes

Prefeito é também médico e é denunciado por várias mulheres que alegam terem sido estupradas ao longo de duas décadas.

12/02/2020 07h37Atualizado há 2 meses
Por: REDAÇÃO UMIRIM NOTÍCIAS
Fonte: G1/CE
Hilson Paiva, ex-prefeito de Uruburetama.
Hilson Paiva, ex-prefeito de Uruburetama.

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) negou nesta terça-feira (11), por unanimidade, o pedido de liberdade do médico e ex-prefeito de Uruburetama, José Hilson de Paiva.

O médico é investigado pelos crimes de estupro e assédio sexual. Ele filmava as consultas médicas e abusava sexualmente das pacientes. Mais de 60 vídeos mostram cenas dos abusos praticados contra, pelo menos, 23 mulheres diferentes.

Os desembargadores negaram o habeas corpus solicitado pelo advogado do médico, Leandro Vasques, que havia alegado ausência de contemporaneidade entre os fatos investigados no processo e o momento da decretação da prisão preventiva. O advogado ainda argumentou que José Hilson de Paiva necessita de soltura para tratamento médico.

Contudo, para o órgão do TJCE, a defesa deixou de comprovar que o tratamento médico é necessário aos cuidados do paciente não poderiam ser realizados dentro da unidade prisional, ou mesmo em estabelecimento de saúde externo, mediante escolta.

Em setembro de 2019, outro pedido de liberdade de José Hilson de Paiva foi negado pelo colegiado. Por 2 a 1, os desembargadores votaram contra o habeas corpus impetrado pela defesa. Na ocasião, o advogado do médico disse que iria recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A prisão preventiva do prefeito afastado de Uruburetama foi decretada em julho de 2019 após uma investigação que descobriu que os crimes aconteciam desde a década de 1980, na cidade de Cruz, Litoral Oeste do Ceará.

Em nota, o advogado Leandro Vasques, representante da defesa do médico e prefeito afastado de Uruburetama, informou que deve recorrer da decisão da Justiça.

"Respeitamos o entendimento da 3ª Câmara Criminal, mas iremos manejar os recursos cabíveis, inclusive opondo embargos de declaração no intuito de dissipar uma dúvida: esse habeas corpus enfrentava a desnecessidade de prisão em razão da conclusão da instrução processual, portanto não se tratava de reiteração de pedido ou de supressão de instância como quis dar a entender o voto do eminente relator”, diz a nota.

“Entendemos que também não foi suficientemente apreciado o precário estado de saúde de Hilson de Paiva, que foi diagnosticado com um tumor na próstata e padece de insuficiência coronariana e transtornos depressivos e de ansiedade severos, fazendo jus portanto à prisão domiciliar”, conclui a defesa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
UruburetamaUruburetama - CE Uruburetama é um município brasileiro do estado do Ceará. Pertence à Região Geográfica Intermediária de Fortaleza e à Região Geográfica Imediata de Itapipoca (anteriormente pertencente à mesorregião do Norte Cearense e à microrregião de Uruburetama). Desenvolveu-se às margens do rio Mundaú, no nordeste do país. Conhecida como Terra da Banana e Arraial.
Umirim - CE
Atualizado às 18h27
26°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 22°
27°

Sensação

12.2 km/h

Vento

73.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Banner sessão Umirim
Municípios
Banner sessão Regional
Últimas notícias
Banner sessão Ceará
Mais lidas
Banner sessão Nacional
Banner somente dentro da materia