Teste 1
PERIGO

Parede auxiliar do açude Granjeiro rompe em Ubajara

Coordenadoria de Defesa Civil do município acompanha o caso e mostra preocupação

02/02/2020 23h26Atualizado há 2 semanas
Por: REDAÇÃO UMIRIM NOTÍCIAS
Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE
Água do açude chegou a algumas propriedades que ficam próximas
Água do açude chegou a algumas propriedades que ficam próximas

A parede auxiliar de uma barragem que dá suporte ao açude Granjeiro, em Ubajara, rompeu na madrugada deste sábado (1º) em decorrência de fortes chuvas que banharam a região da Ibiapaba (Serra Grande), em particular no município de Ibiapina, que registrou nos últimos dois dias 69 mm. A água não chegou a atingir residências de moradores, mas invadiu o Balneário do Boi Morto, onde existem alguns estabelecimentos comerciais. 

 A Coordenadoria de Defesa Civil do Município confirmou a informação do rompimento da parede auxiliar. “É uma obra de contenção para permitir o serviço de reforço da parede principal”, explicou a coordenadora da Comdec, em Ubajara, Dayane França. “Estivemos lá hoje (sábado, 1º) pela manhã. A água escorre para o balneário Boi Morto e por enquanto está tudo tranquilo, nenhuma casa foi atingida”. 

Ainda segundo Dayane França, a obra de contenção funcionava como um segundo sangradouro e o açude Granjeiro ainda acumula elevado volume de água, mas não soube precisar a quantidade. “Estamos monitorando a situação e já comunicamos o fato à Defesa Civil do Estado”. 

De acordo com a assessoria da prefeitura de Ubajara, o grande volume de água que atingiu o balneário foi devido ao rompimento da ensecadeira, que consiste em uma parede auxiliar utilizada para a contenção da água durante a obra de contenção da parede e que, por risco de enchente devido às chuvas, as populações ribeirinhas fiquem em alerta para em caso de urgência saiam imediatamente das áreas de risco.

Surpresa 

A dirigente da Comdec de Ubajara disse que na quarta-feira da semana passada técnicos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) visitaram a obra de reforço da parede principal do reservatório Granjeiro, que é particular, pertencente à empresa Agrossera. 

“Eles nos relataram que a barragem está segura e que a obra é bem-feita”, pontuou. “Quando eu informei hoje pela manhã ao técnico Wilson Maranhão que a parede auxiliar havia se rompido, ele ficou surpreso”, contou. 

Dayane França disse que a população está alegre com as chuvas e a chegada de água ao balneário Boi Morto. “O povo está feliz com a oportunidade de lazer, mas a gente fica um pouco preocupada”, pontuou. 

O serviço de reforço do açude Granjeiro tem também a supervisão da Agência Nacional de Águas (ANA). Há dez dias, o Diário do Nordeste solicitou à ANA esclarecimentos sobre a obra, mas até hoje a agência não respondeu ao pedido. 

Na manhã de hoje, o Diário do Nordeste tentou contato com o técnico Wilson Maranhão, mas ele não atendeu às ligações. 

Risco em 2019 

Em Ubajara, na Serra da Ibiapaba, o açude Granjeiro, particular, correu sério risco de arrombamento. A Cedec em 2019 colocou 12 mil sacos de areia e abriu 60m do sangradouro, segundo o técnico da Defesa Civil do Estado, Wilson Maranhão. 

A Agência Nacional de Águas (ANA) acompanha o problema e chegou a notificar a empresa proprietária, Agrossera.

De acordo com a coordenadora da Comdec, em Ubajara, Dayane França, a ANA havia dado prazo até 31 de dezembro passado para que o reservatório fosse aberto. “Soubemos que a empresa pediu mais prazo e estão trabalhando na obra”, contou. “A gente se preocupa porque é um açude que fica em Ibiapina, mas o sangradouro está em Ubajara, e se romper a água vem para Ubajara, chega aos açudes Boi Morto e Jaburu com risco de ocorrer um problema de maior dimensão”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Umirim - CE
Atualizado às 20h28
26°
Muitas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 24°
28°

Sensação

12.8 km/h

Vento

78%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Banner sessão Umirim
Municípios
Banner sessão Regional
Últimas notícias
Banner sessão Ceará
Mais lidas
Banner sessão Nacional
Banner somente dentro da materia