Teste 1
IPVA

IPVA ficará 4,29% mais barato em 2020

Segundo a secretária Fernanda Pacobahyba, no ano que vem, cerca de 2,21 milhões de veículos serão tributados

16/12/2019 16h46Atualizado há 1 mês
Por: REDAÇÃO UMIRIM NOTÍCIAS
Secretária Fernanda Pacobahyba apresentou a novidade à imprensa. (Foto: Andson Lima/TV Cidade)
Secretária Fernanda Pacobahyba apresentou a novidade à imprensa. (Foto: Andson Lima/TV Cidade)

Em 2020, os proprietários de veículos emplacados no Ceará pagarão menos pelo Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A base de cálculo do imposto registrou queda de 4,29% em comparação a 2019. A informação foi divulgada pela titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Fernanda Pacobahyba, nesta segunda-feira (16). 

Segundo a secretária, no ano que vem, cerca de 2,21 milhões de veículos serão tributados, com previsão de arrecadar em torno de R$ 1 bilhão. Do total recolhido, 50% pertencem ao Tesouro Estadual e os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados.

TABELA COMPLETA DO IPVA 2020

Os motoristas que pagarem o IPVA em cota única até o dia 31 de janeiro terão 5% de desconto. Depois desse prazo, o pagamento – sem abatimento especial – poderá ser feito em até cinco parcelas, com vencimentos nos dias 10 de fevereiro, 10 de março, 13 de abril, 11 de maio e 10 de junho. O valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 20,00.

Para chegar aos valores constantes nas tabelas do IPVA para 2020, a Sefaz levou em consideração o levantamento divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que monitora os preços médios de mercado dos veículos. Além disso, a Secretaria consultou os dados do Sindivel (Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.