Segunda, 06 de Julho de 2020
85 981562733
Concursos SAÚDE

Secretaria da Saúde do Estado deve fazer concurso para cerca de 7 mil vagas em 2020

Segundo o titular da pasta, Dr. Cabeto, medida é necessária para reduzir quantidade de funcionários terceirizados e cooperados, e assim melhorar a qualidade do atendimento à população

13/12/2019 21h33 Atualizada há 7 meses
Por: Redação Umirim Notícias Fonte: O POVO
Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, conhecido como Doutor Cabeto, médico cardiologista que responde pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa-CE)
Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, conhecido como Doutor Cabeto, médico cardiologista que responde pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa-CE)

A Secretaria de Saúde (Sesa) deverá abrir concurso público para preenchimento de cerca de sete mil vagas até o primeiro semestre do ano que vem, dependendo de estudos de redimensionamento que estão sendo atualmente executados pela pasta em todas as unidades do Ceará. A informação foi repassada ao O POVO pelo titular da Sesa, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

“Estamos em processo de modificação do sistema de governança e esperamos modernizar a forma de trabalho dentro dos hospitais do Estado. Há uma precarização histórica do serviço de saúde, já que grande parte dos profissionais é terceirizada ou trabalha por cooperativas. Isso é ruim não só para o profissional, que fica sem acesso a um plano de carreiras, mas também para a população, que não tem à disposição um corpo clínico fixo que a atenda”, destaca Dr. Cabeto.

Segundo ele, a metodologia do concurso ainda está sendo estudada para definir, por exemplo, qual forma de contrato será executada. "Atualmente, uma parte da gestão está sendo feita por uma Organização Social (OS), que é o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), mas a ideia é ter outra metodologia, onde o sistema seja verticalizado, com plano de carreira para todas as profissões. Para isso, é preciso que haja vínculos empregatícios, ou seja, fazer com que um indivíduo que trabalhe para um pequeno município tenha o mesmo vínculo de um que trabalhe para o Estado”, exemplifica.

O redimensionamento da rede de saúde que está sendo realizado pela Sesa tem a previsão de terminar em março de 2020. De acordo com o secretaria, a iniciativa de utilizar métodos de compliance (adequação a leis e regulamentos externos e internos) para a gestão da saúde é inédita no Brasil e está sendo apresentada como experiência modelo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Umirim - CE
Atualizado às 20h19 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 33°

25° Sensação
12 km/h Vento
78.8% Umidade do ar
60% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (07/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol e Chuva
Quarta (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens