Teste 1
AÇÃO PREVENTIVA

Governo realiza operação preventiva de contenção da mancha de óleo na foz dos rios Jaguaribe e Curu

De acordo com monitoramento, são as áreas mais sensíveis que estão sob risco de serem atingidas pelas manchas.

29/10/2019 22h59Atualizado há 18 horas
Por: Redação Umirim Notícias
Fonte: CEARÁ AGORA
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Grupo de Trabalho (GT) de combate à mancha de óleo no Ceará se reuniu nesta terça-feira (29), para reforçar as ações de prevenção e combate ao derramamento de óleo que atinge o litoral do Estado. O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, informou que, no encontro ficou definido a construção de barreiras de contenção para a proteção da foz dos rios Jaguaribe e Curu. De acordo com monitoramento, são as áreas mais sensíveis que estão sob risco de serem atingidas pelas manchas devido a ação do vento e das correntes marinhas.

A Semace deve finalizar a instalação das barreiras de contenção na foz do Jaguaribe até quinta-feira (31). O Complexo Industrial e Portuário do Pecém está fazendo o mesmo nos 300 metros, de uma margem à outra, na foz do rio Curu.  Entre os estados do Nordeste, o Ceará, o Piauí e o Maranhão são os menos atingidos pelas manchas.

A Capitania dos Portos informou que está sendo realizado o monitoramento dos 573 km de litoral, que englobam 20 municípios e seis equipes. A Marinha está usando também um navio patrulha e realizando mergulhos para confirmar a presença da mancha e verificar como ela se move.

Participaram da reunião os representantes da Casa Civil, Sema, Semace, Marinha, Ibama, Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), CIPP, CEDEC, Detran, Funceme, ICMBIO, Labomar, Nutec, Uece, Setfor, Setur, Instituto Terramar, MPP, Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Tecnologia da Informação, Grupo Expedia, Vigilância Sanitária, Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Conselho Pastoral dos Pescadores, Cagece, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Assembleia Legislativa, Greenpeace e ONGs Aquasis e Verde Vida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Umirim - CE
Atualizado às 07h30
29°
Poucas nuvens Máxima: 37° - Mínima: 23°
31°

Sensação

26.5 km/h

Vento

59.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner final do site e dentro das materias
Anúncio
Municípios
Banner sessão Regional
Últimas notícias
Banner sessão Ceará
Mais lidas
Banner sessão Nacional
Banner somente dentro da materia