Dona Duzinha dos Reis prova que nunca é tarde para correr atrás dos seus sonhos. Aos 104 anos, a senhora iniciou os estudos para realizar um desejo antigo: ler a bíblia. A história de força de vontade vem do estado do Mato Grosso, região Centro-Oeste do país. Graças ao projeto ‘Muxirim’, destinado à alfabetização de adultos e idosos, Dona Duzinha já consegue escrever o seu próprio nome após algumas semanas de prática.
Batizada como Zumira, ela nasceu em Minas Gerais e passou a infância na roça. Não conseguiu estudar porque seu pai acreditava que apenas homens poderiam frequentar a escola. Depois de casada, decidiu abdicar de seu sonho para cuidar do marido. “Meu marido ficou doente e acabei desistindo. O povo ia dizer que eu abandonei meu marido doente. Achei melhor ficar com ele e não estudei mais”, disse em entrevista ao site Razões para Acreditar.
A oportunidade para garantir a sua educação reapareceu durante um culto na igreja, quando a professora Sandra Regina lhe propôs uma vaga na nova turma de alfabetização que estava formando. “A procurei para saber se não tinha interesse em estudar e ela aceitou na hora”, conta. O projeto ‘Muxirim’ tem duração de 270 horas, distribuídos em seis meses, com carga horária mínima de 10 horas semanais. A ação é desenvolvida com as prefeituras municipais, igrejas, sindicatos, clubes de serviços, sindicatos rurais e outros segmentos organizados da sociedade mato-grossense. Entre 2017 e 2018, o Projeto alfabetizou 10.165 pessoas em 31 municípios de Mato Grosso.
Já registrada com seu apelido de anos, Dona Duzinha é aposentada, tem muitos netos e bisnetos, continua fazendo seus afazeres e agora ganhou a chance de recomeçar sua vida.
Mín. 22° Máx. 31°