Teste 1
FORÇA DE VONTADE

Idosa que sonha em ler a bíblia começa alfabetização aos 104 anos

Dona Duzinha iniciou os estudos por meio de uma iniciativa que tem como proposta diminuir o número de analfabetos adultos e idosos no Mato Grosso

20/08/2019 18h29
Por: Redação Umirim Notícias
Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE
Dona Duzinha já consegue escrever seu próprio nome. Foto: Reprodução.
Dona Duzinha já consegue escrever seu próprio nome. Foto: Reprodução.

Dona Duzinha dos Reis prova que nunca é tarde para correr atrás dos seus sonhos. Aos 104 anos, a senhora iniciou os estudos para realizar um desejo antigo: ler a bíblia. A história de força de vontade vem do estado do Mato Grosso, região Centro-Oeste do país. Graças ao projeto ‘Muxirim’, destinado à alfabetização de adultos e idosos, Dona Duzinha já consegue escrever o seu próprio nome após algumas semanas de prática.  

Batizada como Zumira, ela nasceu em Minas Gerais e passou a infância na roça. Não conseguiu estudar porque seu pai acreditava que apenas homens poderiam frequentar a escola. Depois de casada, decidiu abdicar de seu sonho para cuidar do marido. “Meu marido ficou doente e acabei desistindo. O povo ia dizer que eu abandonei meu marido doente. Achei melhor ficar com ele e não estudei mais”, disse em entrevista ao site Razões para Acreditar. 

A oportunidade para garantir a sua educação reapareceu durante um culto na igreja, quando a professora Sandra Regina lhe propôs uma vaga na nova turma de alfabetização que estava formando. “A procurei para saber se não tinha interesse em estudar e ela aceitou na hora”, conta. O projeto ‘Muxirim’ tem duração de 270 horas, distribuídos em seis meses, com carga horária mínima de 10 horas semanais. A ação é desenvolvida com as prefeituras municipais, igrejas, sindicatos, clubes de serviços, sindicatos rurais e outros segmentos organizados da sociedade mato-grossense. Entre 2017 e 2018, o Projeto alfabetizou 10.165 pessoas em 31 municípios de Mato Grosso. 

Já registrada com seu apelido de anos, Dona Duzinha é aposentada, tem muitos netos e bisnetos, continua fazendo seus afazeres e agora ganhou a chance de recomeçar sua vida. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Umirim - CE
Atualizado às 15h25
36°
Poucas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 23°
39°

Sensação

26.5 km/h

Vento

38.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner final do site e dentro das materias
Anúncio
Municípios
Banner sessão Regional
Últimas notícias
Banner sessão Ceará
Mais lidas
Banner sessão Nacional
Banner somente dentro da materia