Teste 1
HILSON PAIVA

Segunda denúncia contra prefeito afastado de Uruburetama é oferecida à Justiça

José Hilson de Paiva continua preso em penitenciária de Aquiraz. Ele foi indiciado por estupro de vulnerável no último mês de julho

06/08/2019 18h40Atualizado há 4 meses
Por: REDAÇÃO UMIRIM NOTÍCIAS
Fonte: O Povo
A partir das reportagens que repercutiram o caso em rede nacional, outras vítimas se encorajaram e começaram a comparecer às Promotorias de Justiça das Comarcas de Uruburetama e de Cruz.(Foto: Fábio Lima)
A partir das reportagens que repercutiram o caso em rede nacional, outras vítimas se encorajaram e começaram a comparecer às Promotorias de Justiça das Comarcas de Uruburetama e de Cruz.(Foto: Fábio Lima)

A segunda denúncia contra o médico e prefeito afastado de Uruburetama, José Hilson de Paiva, foi oferecida à Justiça. Ele ficou conhecido nacionalmente após mulheres tornarem públicas condutas criminosas que feriram a dignidade sexual delas. São, pelo menos, duas vítimas no município de Cruz. O conteúdo da denúncia não pode ser divulgado por estar em segredo de justiça.

O promotor de Justiça da Comarca de Uruburetama Marlon Welter e os promotores de Justiça integrantes do Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc) ofereceram uma nova denúncia na última segunda-feira, 5, contra o médico e prefeito afastado de Uruburetama, José Hilson de Paiva, em razão de condutas criminosas que atingiram a dignidade sexual de outras duas vítimas.

A Promotoria de Justiça de Cruz recebeu, durante o mês de julho, os depoimentos das primeiras quatro vítimas que se apresentaram à delegacia após a divulgação dos vídeos na imprensa. José Hilson trabalhou como médico da Prefeitura de Cruz de 1992 a 2012, e manteve um consultório particular na cidade até 2018. O processo tramita em segredo de justiça em obediência ao que reza o artigo 234 -B do Código Penal.

De acordo com o advogado de Hilson Paiva, Leandro Vasques, a justiça não estaria se disponibilizando a ouvir o seu cliente. "Nada justifica a polícia indiciar o médico Hilson Paiva por estupro de vulnerável sem nem mesmo ouvi-lo a respeito...Agora o Ministério Público oferece uma denuncia em cima de um inquérito onde o investigado sequer prestou depoimento. Já se percebe que a intenção é muita mais em dar uma resposta à sociedade do que ter compromisso com o devido processo legal. Não tem problema. Lá nos Tribunais Superiores essas nulidades serão enxergadas. O tempo dirá" explica.

Entenda o caso

O MPCE, por meio da Promotoria de Justiça de Uruburetama, requereu à Justiça, no dia 17 de julho deste ano, a prisão preventiva do médico José Hilson de Paiva. O pedido se fundamenta no fato de que, mesmo afastado das funções de prefeito e médico, José Hilson é considerado influente no município e no meio político estadual, sendo capaz de, diretamente ou por interpostas pessoas, coagir, constranger, ameaçar, corromper ou praticar atos tendentes a comprometer a investigação do Ministério Público e da Polícia Civil.

Um procedimento foi instaurado em junho de 2019, antes da divulgação dos novos vídeos na imprensa. O órgão responsável é o Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc) e, até o momento, seis vítimas e uma testemunha já foram ouvidas. Em 15 de julho deste ano, foi instaurado outro inquérito policial em Uruburetama, quando novas vítimas começaram a ser ouvidas. Pelo menos 18 vítimas já identificadas nas imagens exibidas pela imprensa serão convidadas para prestarem suas declarações o mais rapidamente possível.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
UruburetamaUruburetama - CE Uruburetama é um município brasileiro do estado do Ceará. Pertence à Região Geográfica Intermediária de Fortaleza e à Região Geográfica Imediata de Itapipoca (anteriormente pertencente à mesorregião do Norte Cearense e à microrregião de Uruburetama). Desenvolveu-se às margens do rio Mundaú, no nordeste do país. Conhecida como Terra da Banana e Arraial.
Umirim - CE
Atualizado às 01h48
25°
Muitas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 24°
25°

Sensação

11.9 km/h

Vento

83.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner final do site e dentro das materias
Anúncio
Municípios
Banner sessão Regional
Últimas notícias
Banner sessão Ceará
Mais lidas
Banner sessão Nacional
Banner somente dentro da materia